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WhatsApp Marketing: o que é, como usar e qual a sua importância?

Alguma vez você já ouviu falar sobre WhatsApp Marketing? Essa tem sido uma estratégia importante para as empresas que querem investir em Marketing. 

Para aquelas que se encontram com uma disponibilidade financeira reduzida, pode ser ainda mais interessante! Afinal, sabemos da importância que o WhatsApp tem, principalmente no Brasil.

Atualmente, estima-se que temos cerca de 130 milhões de usuários ativos no país, acessando o aplicativo para diversos fins: desde a simples comunicação entre amigos e familiares, até para estudos e negociações.

Ou seja, é o tipo de Marketing que pode render bons negócios!

Agora, vamos ao que interessa: quer descobrir por que o WhatsApp Marketing está bombando, o que é e como usar? Continue a leitura!

Afinal, o que é WhatsApp Marketing?

Como você já sabe, o WhatsApp é uma das maiores plataformas de comunicação digital.

A ferramenta veio para revolucionar a maneira que nos comunicávamos até então, sendo possível enviar mensagens de texto, fazer chamada de vídeo e ligação, tudo de graça, com tantas funcionalidades que hoje já é parte da vida dos brasileiros.

Portanto, é natural que em pouco tempo a ferramenta começasse a ser usada para impulsionar negócios. Com isso, temos o WhatsApp Marketing, uma maneira das empresas se comunicarem com os seus clientes em tempo real.

Afinal, é possível criar estratégias para serem trabalhadas o Marketing de Relacionamento, conhecendo a opinião do público e recebendo feedbacks e sugestões, além da possibilidade de oferecer um atendimento personalizado.

Como usar essa ferramenta?

Talvez agora você esteja na dúvida sobre como impulsionar as suas vendas, fazer a propaganda dos seus serviços e produtos e até mesmo em como criar estratégias para isso? 

Confira algumas dicas de como você pode usar a ferramenta e tirar o máximo do WhatsApp Marketing.

1. Relacionamento com o cliente

Já que o WhatsApp é considerado uma mídia social, devemos aqui focar no “social” e lembrar que a integração de empresas e clientes é fundamental para a sua fidelização.

Afinal, um atendimento personalizado pode fazer toda a diferença. Isso significa que você deve aproveitar o WhatsApp Marketing como uma maneira de expandir para as telas o bom atendimento: com rapidez, eficiência, educação e, principalmente, respondendo a todas as dúvidas.

2. Divulgação de conteúdos, serviços e promoções

Enviar promoções aos seus clientes através do WhatsApp é uma ótima estratégia. Entretanto, é importante ter cuidado para não ser invasivo e incômodo. 

O ideal, portanto, é comunicar-se apenas com aqueles que se mostram interessados e aceitarem ser abordados pelo aplicativo.

Além disso, o WhatsApp Marketing é uma boa maneira de divulgação de conteúdos relacionados ao seu nicho, que sejam de interesse dos seus clientes. 

Isso mostra que a preocupação do empreendedor com os usuários, além de destacar-se no mercado e tornar-se autoridade.

3. Nutrição de leads

Atualmente, muitas empresas já utilizam estratégias e entendem a importância do Inbound Marketing, tornando o visitante da sua página em um lead. 

Normalmente, isso é feito através dos e-mails, mas a verdade é que você pode usar o WhatsApp Marketing para aprimorar essa estratégia.

É possível criar listas de transmissões, com o envio de conteúdos que sejam interessantes, como artigos interessantes, referências, lançamentos e muito mais.

Com isso, além de gerar autoridade, você também está nutrindo o seu lead para que ele continue descendo no funil de vendas.

4. Prestação de serviço

Toda empresa precisa de um SAC, não é mesmo? O WhatsApp Marketing também pode ser usado para isso.

Afinal, é um claro meio de comunicação para que os seus clientes em potencial possam tirar dúvidas sobre os produtos.

Além disso, torna-se uma ferramenta para receber feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, em que a empresa pode trabalhar em cima com o objetivo único de sempre oferecer o melhor atendimento e opções aos seus clientes.

5. Fidelização dos clientes

Provavelmente você já ouviu falar da importância da fidelização de seus clientes. Afinal, não é porque a compra foi feita que o atendimento foi encerrado. 

O pós-venda é uma estratégia importante para que você continue com relevância ao seu cliente, fazendo não apenas que ele retorne, mas que também indique aos amigos e familiares, o famoso Marketing Boca a Boca.

Quais as vantagens do WhatsApp Marketing?

Com tudo isso, você provavelmente já entendeu quais são os grandes benefícios do WhatsApp Marketing. Ainda assim, vale a pena reiterar. 

  • Ferramenta gratuita: além de não cobrar nada pelo uso do aplicativo, a plataforma não limita o alcance orgânico, o que significa que a sua mensagem chegará para todo mundo e sem pagar por isso;
  • Taxa de abertura mais alta: a verdade é que as pessoas estão conectadas ao seu WhatsApp muito mais do que aos e-mails. Por isso, a recepção e abertura das suas mensagens vão ser muito mais altas;
  • Todo mundo tem WhatsApp: atualmente são pouquíssimas pessoas que não possuem uma conta na plataforma, o que transforma em uma fácil comunicação;
  • Permite versatilidade nos conteúdos e formatos: no WhatsApp, além de poder enviar imagens, vídeos, fotos e documentos, você também consegue compartilhar links e realizar ligações e videochamadas.

Estes são apenas algumas das vantagens do WhatsApp Marketing, mas sabemos que uma vez bem planejada dentro de um planejamento estratégico consistente, pode trazer muitos resultados positivos.

Como vimos até aqui, o WhatsApp Marketing conta o apoio completo de outras estratégias de Marketing, como o de Relacionamento, o Inbound e de Conteúdo.

Tudo junto como uma forma acessível de gerar cada vez mais vendas. E então, pronto para investir nessa estratégia?

Redação Black Friday