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Preparação Black Friday: pré, durante e pós-evento!

Preparação Black Friday: pré, durante e pós-evento!

Sabemos como organizar a sua empresa para uma grande data pode ser um desafio. Se você é um varejista e estamos falando sobre a Black Friday, então você pode até estar cansado de ouvir sobre o assunto.

Mas será que, no fim, você está realmente preparado para esse momento? Afinal, a Black Friday é a segunda maior data sazonal de vendas, perdendo apenas para o Natal. 

Entretanto, a preparação para essa data vem desde antes e acaba muito depois do fatídico dia. E a grande pergunta neste momento é: como você se prepara para a pré-Black Friday, o durante e o pós-evento?

Pré-Black Friday

A ideia de que nunca é cedo demais para começar a planejar a Black Friday para o seu negócio é interessante, principalmente quando essa é uma data de extrema importância para a sua empresa.

Afinal, sabemos como as duas maiores datas sazonais – a Black Friday e o Natal – apesar de serem extremamente próximas, com apenas um mês de diferença entre elas, muitas vezes é o que salva o faturamento de algumas empresas durante o restante do ano, dando fôlego e até mesmo mantendo o varejo ou e-commerce de pé.

Por isso, planejar-se e criar boas estratégias nunca são demais. Com tempo de sobra, é possível analisar quais são os produtos ou serviços queridinhos da sua loja e que mais venderiam, assim como analisar as posições que outras empresas do seu segmento estão tomando.

Além disso, ter um bom planejamento estratégico sobre as suas mídias sociais, desde a preparação para o evento até a data em si, é fundamental para qualquer negócio. 

Dessa maneira, é possível preparar o seu público, entender o que eles querem e onde estão as maiores demandas e, até mesmo, alcançar mais pessoas além daquelas que já te conhecem.

Outro ponto importante é pensar na logística: desde o estoque dos produtos que vão entrar em promoção, o servidor do site que tem que aguentar um alto número de acessos durante o dia, pessoas prontas para responder às principais dúvidas e até mesmo a questão de frete e envio.

Como vimos, são muitas questões que devem ser pensadas antes mesmo da Black Friday começar, não é mesmo?

O durante

Já durante a Black Friday, o foco da sua equipe deve estar em atender bem todos os clientes, respondendo às dúvidas e, principalmente, garantindo que tudo esteja funcionando conforme o planejado.

Além disso, é importante analisar o retorno que você está tendo das campanhas que estão rodando, assim como ficar de olho em possíveis reclamações, seja na própria página do site, nas mídias sociais ou até mesmo no Reclame Aqui.

Caso você perceba algum erro ou algo que pode ser melhorado, a principal dica que podemos dar é: aja rápido! Afinal, a Black Friday acontece apenas um dia e você não pode deixar que pequenos deslizes atrapalhem o resultado final do seu planejamento.

Pós-Black Friday: como funciona?

Agora que a data já passou e a Black Friday por fim acabou, será que o seu trabalho acabou? Com certeza não!

O pós-Black Friday é de extrema importância para qualquer empresa. Isso porque muitas pessoas e novos clientes acabam chegando até o seu negócio neste evento. Agora é o momento de, além de focar em um bom pós-venda, garantir que eles estejam satisfeitos, promovendo a sua fidelização.

Além disso, com os dados obtidos durante essa data e conseguindo avaliar melhor os resultados, é o momento de se fazer algumas perguntas:

A verdade é que podemos ter uma infinidade de perguntas e resultados que devem ser analisados, de acordo com as estratégias que foram implementadas. O importante é entender que a Black Friday não acabou apenas porque a sexta-feira acabou.

Outro ponto importante para a estratégia de qualquer empresa, principalmente aquelas que se concentram nos meios digitais, é entender o comportamento do seu público nas mídias sociais. 

Será que as estratégias adotadas ali foram bem-sucedidas? Qual o alcance das suas publicações? Você chegou a apostar em anúncios patrocinados? Se sim, quais os resultados dessas campanhas? Se não, por quê? Será que, no próximo ano, essa não é uma boa estratégia a ser considerada?

Além disso, as mídias sociais são uma excelente maneira de medir a satisfação dos seus clientes, assim como manter o relacionamento e auxiliar na fidelização. Por isso, respondê-los de forma clara e objetiva é essencial para garantir uma boa experiência, fazendo com que eles vejam a marca com outros olhos, fazendo com que ela se mantenha presente para os usuários.

Dessa maneira, da próxima vez que eles precisarem comprar um produto que a sua empresa fornece, o usuário já irá saber onde encontrá-los, construindo um relacionamento sólido e de confiança.

Mais do que isso, neste momento já é possível analisar o que deu certo e o que não deu, para que no próximo ano você possa reunir todos esses dados e construir uma Black Friday ainda mais forte para a sua empresa, vendendo muito mais.

Até lá, boas vendas e bons negócios!

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