Pedro Eugenio: Versão brasileira da ‘Black Friday’ deve movimentar R$ 15 milhões

SÃO PAULO – Durante as 24h desta sexta-feira, 25 de novembro, grandes lojas virtuais brasileiras vão oferecer descontos de até 70%. A ação é promovida pelo site Busca Descontos, que, pelo segundo ano consecutivo, vai organizar a versão brasileira do “Black Friday”, data tradicional do varejo americano, com descontos acima do normal.

Entre as lojas eletrônicas participantes estão WalMart, Americanas, Compra Fácil, Magazine Luiza, NetShoes, Dafiti, Saraiva, Dell e Polishop. Sites de compras coletivas também vão participar, com os tradicionais descontos de 30% a 90%. As ofertas estarão disponíveis no site Busca Descontos.

A expectativa é que as vendas geradas no canal cheguem a R$ 15 milhões, cinco vezes o valor registrado no ano passado. As categorias de produtos mais procuradas no ano passado foram as de eletroeletrônicos, informática, games, livros e DVDs.

De acordo com Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos, o “Black Friday” registrou, em menos de 48 horas, 500 mil cadastros. Em menos de uma semana, mais de 1 milhão de pessoas se cadastraram. “As lojas e os consumidores brasileiros entenderam o espírito do Black Friday. Quero levantar esta bandeira no Brasil, e fazer com que o dia seja o mais importante do ano para o e-commerce do nosso país” diz.

Responsável pela participação da lojas Saraiva e Dell na promoção, a gerente de negócios da Lomadee, do grupo Buscapé, Isabela Ventura, estima que as vendas geradas no dia sejam pelo menos 100% maiores em comparação a um dia comum. “O Black Friday pode inclusive superar datas como o Dias das Mães e o Dia dos Pais”.

A gerente de internet do Compra Fácil, Fernanda Maria de Lima, prevê um faturamento 50% maior em relação à mesma data do ano passado. “A tendência é que essa data seja incorporada de vez no calendário do e-commerce do país”, diz.

Famoso nos Estados Unidos, o Black Friday acontece na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças, a fim de limpar os estoques para as festas do final de ano. As lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem megapromoções, com descontos que chegam a 90%.

Os descontos promovidos pelo varejo americano no último “Black Friday”, em 26 de novembro do ano passado, geraram US$ 648 milhões em vendas on-line nos Estados Unidos, de acordo com a consultoria ComScore.

(Adriana Meyge | Valor)

Fonte: https://extra.globo.com/noticias/brasil/versao-brasileira-da-black-friday-deve-movimentar-15-milhoes-3307819.html

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