Pedro Eugenio: Prepare-se Para a Semana do Brasil, a Black Friday brasileira

semana do brasil     Não tem quem já não tenha ouvido falar da Black Friday, seja por polêmicas causadas pelas fraudes relatadas, ou seja pelas oportunidades de negócios gerados. O dia de grandes descontos, a Black Friday, é um verdadeiro sucesso!

A famosa Black Friday surgiu nos Estados Unidos, no ano de 1896. Objetivo dos idealizadores da data era criar um período em que fosse estimulado o comércio para reverter os prejuízos dos lojistas que eram acumulados durante o ano.

 Já no Brasil, a Black Friday passou a existir no país em 2010. A ideia de ter uma Black Friday foi trazida pelo publicitário Pedro Eugênio, para que o comércio brasileiro tivesse a mesma movimentação que o mercado americano tem com a data.

No último ano (2018) de Black Friday no Brasil o comércio eletrônico atingiu R$ 2,6 bilhões com a data, alta de 23% em relação a 2017, segundo a Ebit/Nielsen (empresa global de mensuração e análise de dados). Esse é um dado bastante positivo e só reforça que a Black Friday, mesmo com os problemas de fraude que a assolam, tem alcançado muito sucesso no país.

 relevancia

Percebendo o sucesso que ação realizada no mês de novembro vem alcançando, e também as outras datas de sucesso comercial, como o Natal, páscoa, dia das mães e namorados, etc. O Governo brasileiro viu uma oportunidade nos meses que não tinham datas comemorativas. Percebeu-se que no mês de setembro precisava ter um estímulo maior para o consumidor brasileiro e por isso foi desenvolvida a “Black Friday brasileira”.

Denominada Semana do Brasil, a data pretende dar um “gás” ao comércio, turismo e varejo no mês de setembro. Projeto criado pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) teve o varejo americano como inspiração, já que usa-se feriados nacionais históricos americanos para estímulo de promoções e desconto no comércio.

A Semana do Brasil segue a mesma linha das datas comerciais dos americanos, se apropriando de uma data festiva para promover o estímulo do comércio e também do patriotismo.  No dia 07 de setembro comemoramos a Independência do Brasil, uma data de grande relevância para nós brasileiros, porém de baixo estímulo comercial, por isso esse é o mês escolhido pelo Governo Federal para ser realizada a primeira Semana do Brasil.

O período da ação da Semana do Brasil acontece entre 6 e 15 de setembro e as empresas que querem fazer parte devem realizar um cadastro no site http://www.brasil.gov.br/semanadobrasil/.

 estrategia

O que você achou dessa ação, acredita que o seu negócio pode ser beneficiado com a Semana do Brasil também?

Para você se preparar para a Semana do Brasil, nós preparamos vários cases de ações realizadas por grandes marcas para promover seu negócio em datas que possui apelo comercial, como o caso da Black Friday e também da Semana do Brasil. Acesse nosso post 3 Cases de Sucesso: Ações de Marketing Para Datas Comerciais e use como inspiração para promover o seu negócio na Semana do Brasil.

Fonte: http://www.cellmidia.com.br/site/2019/08/29/prepare-se-para-a-semana-do-brasil-a-black-friday-brasileira/

Pedro Eugenio Black Friday