Pedro Eugenio: Black Friday: Tudo oque você precisa saber

Amanhã, dia 28/11, o  Brasil vive sua quinta edição da Black Friday. A expectativa é a de que o evento estabeleça um novo recorde no e-commerce nacional.

De acordo com estimativas da E-bit,  o valor movimentado na data deve chegar a R$ 1,2 bilhão, um crescimento de 56% em relação à edição de 2013, quando a Black Friday movimentou R$ 770 milhões – até aqui a maior quantia já transacionada no comércio eletrônico brasileiro em apenas um dia.

A previsão da consultoria Conversion é ainda mais otimista:  movimentação de cerca de R$ 1,54 bilhão. Segundo a empresa, as lojas virtuais devem registrar cerca de 5,2 milhões de pedidos durante as 24 horas do evento – aproximadamente 61 encomendas por segundo. O volume de transações deve representar 4% de todas as compras do ano (133 milhões).

Tanto otimismo tem motivo.  A Black Friday já e tornou a grande oportunidade do consumidor antecipar as compras de Natal, aproveitando os descontos. “Isso beneficia clientes e empresas, afinal lojistas têm a chance de programar o estoque com antecedência e entregar o produto com tranquilidade, com um prazo maior para o Natal”, afirma Pedro Eugênio, idealizador do evento.

A “Pesquisa Natal 2014 – Revelação sobre o hábito de consumo dos brasileiros”, da Deloitte, por sua vez, aponta que parte significativa dos consumidores pretende antecipar as compras para novembro (43%) – o maior índice já indicado para este mês, na série histórica de cinco anos do estudo. Nos quatro anos anteriores os índices dos que iniciavam as compras em novembro eram de 26% (2013), 24% (2012), 30% (2011) e 32% (2010).

“As pessoas estão em busca de grandes oportunidades na Black Friday e já estão planejando as compras – inclusive porque 28 de novembro  coincide com a época em que recebem a primeira parcela do 13º salário”, relata Pedro Eugênio, fundador do Busca Descontos (responsável pelo site www.BlackFriday.com.br).

De acordo com recente pesquisa promovida pelo próprio Busca Descontos e que ouviu 20.841 pessoas, 96% dos e-consumidores pretendem fazer compras na data.

Ticket médio

Durante o painel Turbinando o Black Friday Legal, realizado no dia 5 de novembro, Alexandre Crivellaro, diretor executivo do IBOPE e-Commerce – unidade de negócios do IBOPE focada na medição do comércio eletrônico -, divulgou um balanço exclusivo dos primeiros nove meses de 2014. De acordo com o levantamento, o ticket médio do período nas lojas virtuais nacionais foi de R$ 334, valor idêntico ao registrado durante todo o ano de 2013. No entanto, a tendência é que o Black Friday 2014 amplie este número. Em 2013, o ticket médio do dia de promoções no varejo virtual ficou em R$ 437, de acordo com a ClearSale.

Quais são os produtos mais desejados?

O comportamento dos consumidores na Internet no último mês,  monitorado através da ferramenta  Scup,  aponta que a maioria dos consumidores já sabe os itens que pretende comprar na Black Friday. A  Scup e a Vert coletaram 40 mil posts públicos nas redes sociais, de de 22 de outubro a 18 de novembro, contendo a expressão “Black Friday” ou outras relacionadas à intenção ou ao desejo de comprar produtos.

Das menções relacionadas às intenções de compra (6365, no total), 42% diziam que os consumidores preferem aguardar o dia de descontos para realizar algumas compras, principalmente quando os produtos são livros e celulares.

Fonte: http://idgnow.com.br/blog/circuito/2014/11/27/black-friday-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Fonte: https://asplan.com.br/black-friday-tudo-oque-voce-precisa-saber/

Pedro Eugenio Black Friday