Pedro Eugenio: Black Friday promete até 75% de descontos

22/11/12 às 00:00 Atualizado às 02:11 Ana Ehlert

Descontos de até 75%. Essa é a promessa da Black Friday, evento que reúne 300 grandes nomes do varejo on-line com ofertas por 24 horas e acontece nesta sexta-feira, dia 23. Neste ano, estimativa é de que o faturamento chegue a cerca de R$ 135 milhões com a terceira edição da Black Friday.
Herdado dos norte-americanos, o evento trazido ao Brasil pelo portal Busca Descontos reunirá este ano mais de 300 lojas virtuais — número quase seis vezes superior ao de 2011 —, com produtos cujos descontos podem superar 75%.
Vamos bater todos os recordes este ano. A data já é uma realidade no país e as empresas entenderam que conseguem vender para um número de consumidores não imaginado antes, disse Pedro Eugenio, presidente-executivo do Busca Descontos, que reúne todas as ofertas em um único portal.
Em 2011, de acordo com a consultoria e-bit, a Black Friday rendeu ao comércio on-line brasileiro o maior faturamento em um único dia, de R$ 100 milhões, 88% a mais que em 2010. A e-bit projeta vendas de R$ 135 milhões este ano.
No ano passado, os varejistas receberam 237 mil pedidos, número que deve saltar para 330 mil este ano, segundo Eugenio.
A data já possui volume de vendas expressivo e tem papel importante para as vendas de fim de ano, figurando entre uma das datas importantes para as vendas online da empresa, disse o diretor de marketing e vendas do Magazine Luiza, Frederico Trajano. Segundo ele, os descontos da varejista devem chegar a até 60%.

Com descontos um pouco maiores, que podem superar 75%, a rede de produtos esportivos Netshoes espera ter as vendas impulsionadas pelo evento em cerca de 50% ante a edição do ano passado.
Em relação a um dia normal de vendas, considerando as últimas quatro sextas-feiras, o aumento (das vendas) pode chegar a até 70%, afirmou o gerente de assuntos corporativos da Netshoes, Renato Mendes. Esta já se tornou uma data importante para o varejo.
Nos Estados Unidos, a Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo e envolve também lojas físicas, onde os consumidores fazem fila à espera da abertura das portas. Na edição do ano passado, as vendas online nos EUA movimentaram US$ 816 milhões, crescimento de 26% em relação a 2010, segundo a comScore.
O Wal-Mart — um dos principais participantes da Black Friday nos EUA— espera dobrar o fluxo de acessos ao site no Brasil tanto em relação ao ano passado quanto a um dia normal de vendas, informou a companhia via assessoria de imprensa.
Em 2011, as categorias com maiores vendas durante as 24 horas da Black Friday brasileira foram informática e eletrodomésticos, cada uma com 12% do total. Os eletrônicos responderam por 10% e o segmento de moda e acessórios, por 9%.

No Brasil, participam também do evento, entre as grandes varejistas, Grupo Pão de Açúcar —com a Nova Pontocom—, B2W —dona dos sites Submarino, Americanas.com e Shop Time— e Saraiva.
Consumidores — Com mais de 6 milhões de cadastros no site que reúne as ofertas, o Busca Descontos tem o desafio de evitar que a Black Friday resulte em recorde também no número de reclamações dos consumidores.
O evento ocorre em meio à crescente fiscalização por parte de órgãos de defesa do consumidor em relação a sites de comércio eletrônico, com suspensão de atividades especialmente por atrasos na entrega de produtos.
As ofertas serão auditadas e checadas se são verdadeiras pelo Busca Descontos, buscando proteger o consumidor, disse Eugenio. Também explicamos aos varejistas, principalmente os menores, a dimensão do evento, para que se preparem.
Segundo ele, no ano passado, empresas que praticaram aumento abusivo de preços em função da data foram retiradas do evento e deixaram de ser parceiras do Busca Descontos.
Nossas estruturas de tecnologia, logística e atendimento ao consumidor estão preparadas para atender ao pico da demanda esperada, afirmou Trajano, do Magazine Luiza.
Já a Netshoes reforçou a estrutura buscando se preparar também para o período de vendas de Natal.

Receba as melhores notícias do dia por Whatsapp.
Participe dos nossos grupos.

Fonte: https://www.bemparana.com.br/noticia/black-friday-promete-ate-75-de-descontos-235371

Pedro Eugenio Black Friday