Pedro Eugenio: Black Friday está de volta! Veja como surgiu a data mundial dos descontos

Preparem as economias e os cartões de crédito. Está chegando a quinta edição da Black Friday Brasil. A ação começa às 0h do dia 28 e dura 24 horas. Tem a adesão de lojas físicas e online, que trazem descontos em produtos e serviços dos mais variados segmentos.

Criada nos Estados Unidos, a Black Friday surgiu como a data perfeita para lojistas e consumidores aproveitarem o feriado de Ação de Graças, muito popular por lá. Pela proximidade com o Natal, a data é uma ótima oportunidade para os consumidores comprarem produtos mais baratos. Como a maioria das pessoas está de folga, o evento é marcado por enormes filas nas portas das lojas desde o amanhecer.

O termo Black Friday surgiu na Filadélfia e diz respeito ao trânsito caótico que ocorria na véspera do feriado de Ação de Graças. A data de compra começou a ficar mais conhecida em outros lugares do mundo na metade dos anos 70, principalmente com as imagens televisionadas dos consumidores aproveitando o dia de ofertas.

O publicitário Pedro Eugênio Piza, fundador do site Busca Descontos, é o responsável por trazer o evento para o Brasil. Ele estava nos Estados Unidos na Black Friday de 2009 e viu a oportunidade de unir a funcionalidade de seu site com a movimentação comercial que a data traz. “A gente ama desconto, ama promoção. A oportunidade de fazer o casamento entre os descontos e o entretenimento do evento foi o que me deu o insight de trazer a Black Friday para o Brasil”, comenta Pedro.

Crescimento
O Busca Descontos organiza o evento desde 2010. Ano após ano, a Black Friday Brasil bate recordes de vendas, lojas participantes e faturamento. De acordo com uma pesquisa feita pelos realizadores do evento brasileiro, na qual foram ouvidos 20.841 e-consumidores, 96% afirmaram que vão fazer compras na data. O número representa um grande salto, pois apenas 42% dos entrevistados fizeram compras na data em 2013.

Pedro Eugênio ainda vê a Black Friday de 2014 como uma grande oportunidade para lojistas e consumidores. “As vendas gerais do ano acabaram sendo mais fracas do que o esperado. E-commerces estão com grandes estoques, algo que deve motivar boas promoções”.

Em 2009, no Texas, 134 milhões de pessoas fizeram compras na Black Friday.Em 2009, no Texas, 134 milhões de pessoas fizeram compras na Black Friday.
Porém, a Black Friday Brasil não é marcada apenas por dados positivos. Nesses últimos anos, alguns lojistas participantes foram acusados de fraudes e maquiagem nos preços.

Para assegurar que as lojas estão fazendo um trabalho correto, a Câmera Brasileira de Comércio Eletrônico lançou no ano passado o selo Black Friday Legal. O selo mostra que a loja em questão segue o Código de Ética e está comprometida em oferecer apenas descontos honestos ao internauta.

Com essa atitude, os internautas podem ter uma ideia melhor sobre os descontos que a loja oferece e comprar sabendo que fez o melhor negócio possível. “As vendas crescem exponencialmente durante a data, enquanto as reclamações sobem naturalmente, mas em ritmo bem menor”, pondera Pedro Eugênio.

“Em 2013, foram vendidos 12 vezes mais itens do que um dia normal e quase o dobro da ação no ano anterior. Enquanto isso, a relação de reclamações no dia subiram apenas 6,25% entre uma edição e outra”, conta o publicitário. 

https://br.noticias.yahoo.com/black-friday-como-surgiu-data-mundial-descontos-100802346.html

Fonte: https://cantinhodacher.blogspot.com/2014/11/black-friday-esta-de-volta-veja-como.html

Pedro Eugenio Black Friday