Pedro Eugenio: Black Friday 2013 – Saiba mais sobre essa ação comercial – Blog – Netzee

Com o fim do ano se aproximando muitos já estão à procura de presentes para amigos e familiares. E foi pensando nisso, que pelo quarto ano consecutivo será realizado em novembro, na quinta sexta feira do mês, dia 29,  o Black Friday Brasil 2013, uma super liquidação para e-commerce e algumas lojas físicas onde é possível encontrar descontos de até 70% em todo tipo de mercadoria e serviço.

No mundo todo, muitas lojas já aderiram ao movimento muito comum nos Estados Unidos. O termo Black Friday teve origem na Filadélfia em meados década de 60 e era usado para nomear a grande quantidade de pessoas, que iam as lojas após o dia de ação de graças para garimpar produtos em boa qualidade e a preços reduzidos.

Pensando em termos econômicos, desde seu surgimento, o saldão conquistou um alto lugar no pódio entre as datas mais rentáveis para o comércio, ficando junto a comemorações mais tradicionais como dia das mães, dia das crianças e natal. Só em 2012, em sua terceira edição no Brasil, foram arrecadados R$ 217,00 milhões, 117% a mais em relação ao ano anterior, e a expectativa para 2014  é que a marca supere esses valores.

Mesmo com os altos índices de arrecadação do ano passado, a Black Friday apresentou alguns pontos negativos e foram detectadas fraudes e falsos descontos. Muitos comerciantes maquiaram suas mercadorias semanas antes do grande dia, subiram o preço dos produtos e durante a Black Friday venderam a preços normais. Essa técnica deixou uma imagem ruim para o evento, mas esse ano, de acordo com os organizadores, será diferente.

Um código de ética foi elaborado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico para regularizar as ações das lojas participantes, onde as empresas firmam o compromisso de oferecer descontos reais. Para saber se um e-commerce está dentro das normas do código de ética, o consumidor precisa apenas procurar pelo selo Black Friday de Qualidade. Outra novidade, anunciada por Pedro Eugenio, um dos idealizadores do evento no Brasil, foi a parceria com o site Reclame Aqui, onde foram feitas cerca de 8 mil queixas em 2012 sobre empresas que anunciaram descontos falsos. Essa parceria visa realizar uma busca por todos os preços de determinadas lojas e produtos e avaliar seu histórico.

Para os comerciantes, ainda dá tempo de planejar descontos e conquistar novos clientes, lembrando que o consumidor está mais atento do que nunca, com o poder de escolha em mãos ele pode optar por uma empresa com ofertas reais e aquelas que optarem por tentar burlar o freguês fará isso com a certeza de que terá grandes perdas num futuro próximo.

Para o comprador a dica também é o planejamento, procure estabelecer regras e classifique suas prioridades e quanto poderá gastar. Procure e compare preços e só finalize a compra se estiver certo de que isto será favorável, não compre gato por lebre.

Fonte: https://blog.netzee.com.br/black-friday-2013/

Pedro Eugenio Black Friday