Brasil: Quando começa a Black Friday no Brasil

A Black Friday de 2019 começa no dia 29 de novembro. No Brasil, a data de venda com descontos foi instituída em 2010 e tornou-se um dia esperado o ano inteiro pelos consumidores – e também por comerciantes. Consolidada, já movimenta lojas físicas e e-commerce.

Levantamento da consultoria Ebit/Nielsen aponta que as vendas pela internet deverão crescer 18% em relação a 2018. Isso porque, a cada ano, o brasileiro tem optado por pesquisar mais e comprar em sites conhecidos.

Leia também

Nos Estados Unidos, berço da Black Friday, o evento acontece tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. É considerado o maior dia de compras do ano dos americanos..

A Black Friday já foi adotada por outros países como México, Alemanha, Reino Unido, Áustria e Suíça.

‘Black Fraude’

Antes de sair às compras, seja na vitrine das lojas ou nos principais sites de comércio eletrônico, é bom pesquisar dias antes os preços.

Com o crescimento do número de vendas ano a ano, vieram também as reclamações de maquiagem de preços – o valor do produto aumenta antes da Black Friday e, consequentemente, é oferecido um desconto em que o preço cobrado era igual ou até mesmo superior ao valor não-promocional. Daí veio o apelido “Black Fraude”.

Descontos

O percentual médio de desconto concedido aos consumidores na Black Friday deste ano deve ficar em torno de 24%, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). O percentual é menor que os 29% do levantamento de 2018.

Produtos mais buscados

Segundo a ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as categorias de produtos mais procurados durante a Black Friday são: informática, celulares, eletrônicos, moda e acessórios, móveis e decoração.

Celulares e eletrônicos também aparecem no ranking do levantamento da plataforma Zoom.

Post original: https://br.financas.yahoo.com/noticias/quando-come%C3%A7a-blackfriday-brasil-112916776.html

Redação Black Friday