Brasil: Black Friday vs. Cyber ​​Monday: Qual é a diferença?

PUBLICIDADE

O fim de ano vem chegando e com ele a época de compras e grandes promoções também. Nessa época três datas se destacam: a Black Friday, a Cyber Monday e o Natal. Para o Natal, as compras são realizadas antecipadamente e ninguém precisa de explicação sobre a data. Mas e quanto à Black Friday e à Cyber Monday – qual a diferença e em qual dia é melhor comprar?

Você pode pensar que são apenas grandes dias de promoções para movimentar o comércio, certo? Também, mas na verdade, há um pouco mais na história.

Quando começou a Black Friday?

As origens da Black Friday são um pouco nebulosas, com uma teoria bastante apócrifa a mais amplamente aceita: como o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças, nos Estados Unidos, era tipicamente um dia de folga, permitiu que os compradores de Natal tivessem um impulso inicial na compra de presentes. As lojas de varejo aproveitaram essa oportunidade realizando grandes vendas, o que, por sua vez, as ajudou a colocar seus números anuais de vendas no “preto”, o que no Brasil comumente falamos em “deixar as contas no azul”. Parece uma teoria bastante plausível.

Mas a história real é um pouco diferente. Segundo o History.com, a força policial da Filadélfia usou o termo “sexta-feira negra” em resposta ao tráfego caótico causado não por grandes vendas, mas pela presença maciça do jogo de futebol entre a Marinha e o Exército, realizado anualmente no sábado após o Dia de Ação de Graças. (Aparentemente, todo mundo chegou à cidade um dia antes.) Foi somente na década de 1980 que os varejistas começaram a realmente abraçar o dia para fins de vendas e adotaram o termo já existente de Black Friday.

PUBLICIDADE

No Brasil, a Black Friday teve sua primeira edição apenas em 2010 no dia 28 de novembro, sendo uma ação totalmente on-line e contou com aproximadamente 50 varejistas

Neste ano, a Black Friday será em 29 de novembro, mas algumas promoções podem ser encontradas mais cedo do que isso.

Quando começou a Cyber ​​Monday?

É difícil de acreditar, mas a Cyber ​​Monday remonta apenas a 2005. Naquela época, antes que fosse natural pedir tudo e qualquer coisa on-line, os compradores ainda precisavam de incentivo. As lojas on-line começaram a realizar suas próprias grandes vendas para competir com o grande mercado que era a Black Friday, tradicionalmente realizado por lojas físicas nos Estados Unidos.

Por que “Cyber ​​Monday”? Porque antigamente, a internet costumava ser chamada de “ciberespaço“. Pitoresco, não?

Por que segunda e não sábado? Porque acontece que as pessoas gostam de fazer compras enquanto estão no escritório, usando computadores rápidos e conexões de alta velocidade. (Lembre-se, uma vez, a maioria das pessoas tinham apenas internet discada em casa.) E desde os primeiros dias das compras on-line, a segunda-feira provou ser um dia lucrativo para as lojas on-line, então elas a adotaram.

Eles não são realmente a mesma coisa?

Sim e não. Black Friday nasceu no varejo; A Cyber ​​Monday foi a resposta do mundo on-line. Então, no começo, você chegaria às lojas na sexta-feira, depois chegaria ao ciberespaço…


Post original: https://psxbrasil.com.br/noticias/black-friday-vs-cyber-%e2%80%8b%e2%80%8bmonday-qual-e-a-diferenca/

Redação Black Friday