Ícone do site Black Friday 2023

Black Friday: Tome as “rédeas” de sua loja….

Sua loja as vezes parece um “cavalo” que começa a correr fora de controle enquanto você está ali em cima da cela só tentando sobreviver àquela situação difícil e perigosa?

Usei essa comparação porque ela explica bem o que se passa dia a dia em inúmeras lojas do Brasil. Empresários, empreendedores, gestores (bem… usem o termo que preferir) lidam diariamente com situações que fogem totalmente do controle e acabam por muitas vezes transformar o sonho do empreendedorismo no pesadelo da falência.

Bom, sabemos que o acesso a informação hoje amplamente democratizada pela internet transforma de forma substancial a visão empreendedora dos cidadãos principalmente “classificados” como pessoas da classe média.

Em 2021 foram abertos cerca de 4 milhões de novos cnpjs. Esse número ocorre devido um cenário de crise, devido as restrições de circulação e fechamento do comércio, fazendo com que milhões de brasileiros buscassem no empreendedorismo uma fuga do desemprego, uma alternativa de renda e uma transformação de vida. Apesar de toda a infelicidade que a pandemia nos trouxe com nossas perdas, ela também aflorou o espírito empreendedor em muitas pessoas, umas por desejo outras por necessidade, não importa. Essas pessoas fazem a engrenagem do capitalismo girar, gerando arrecadação para o governo federal, gerando novos empregos, mesmo que muitos na sua grande maioria acabam sendo tratados na informalidade e não entram nos registros oficiais do ministério do trabalho.

A pergunta que sempre fazemos é: Quantas dessas empresas irão sobreviver nos próximos 3 ou 5 anos? Aqui mora um desafio enorme que envolve governo, sociedade civil e agentes privados do mercado, como nossa empresa por exemplo. Em um ambiente ainda muito hostil ao empreendedorismo como no Brasil, com uma burocracia excessiva e cara, um modelo trabalhista ainda muito oneroso para o empregador e uma carga tributária que imputa a qualquer empreendedor ter o Estado como…


Continue lendo em https://pt.linkedin.com/pulse/tome-r%C3%A9deas-de-sua-loja-rodrigo-castanheira

Sair da versão mobile