Ícone do site Black Friday 2023

Black Friday: “Pequenos passos” para despertar consciências contra a “black friday”

 

 

“Despertar consciências e contrapor-se ao apelo consumista da black friday” é o objectivo da campanha Pequenos Passos, uma iniciativa que pretende chamar a atenção para a necessidade de reduzir consumos, reutilizar vestuário e utensílios do quotidiano ou utilizar transportes públicos, por exemplo. Iniciativa da FEC – Fundação Fé e Cooperação, Associação Casa Velha e CIDSE – Organização de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e Solidariedade, rede de agências de desenvolvimento católicas.

“Reduz, transforma, reutiliza, altera” é a mensagem do vídeo da campanha, feita em nome do planeta. “Não deixes o teu futuro em stand by”, diz a mensagem final do vídeo da campanha, que integra o projecto Juntos pela Mudança. Este pretende “contribuir para a resiliência às alterações climáticas, através da adopção de estilos de vida e estratégias mais justas e sustentáveis a nível local e global”.

A campanha usa dois números em forma de pergunta para dar o exemplo do que afirma: “Sabes que são precisos 7.000 litros de água para produzir um par de calças de ganga? E que a produção de um telemóvel smartphone consome 900 litros de água?”

Há pouco mais de um mês, o programa L’Émission pour la terre, do canal France 2, mostrou que umas calças de ganga podem mesmo gastar 11 mil litros de água e ter de percorrer 65 mil quilómetros até chegar às prateleiras das lojas.

“Dá uma nova oportunidade à tua roupa: reutiliza e adapta. Repara os teus aparelhos electrónicos e não os deites no lixo”, apela ainda a campanha Pequenos Passos que, na página da iniciativa, apresenta um conjunto de ideias práticas para mudar hábitos quotidianos. E que termina a perguntar: “Qual o pequeno passo que vais dar, por ti, pelo planeta, por todos?​

Fonte: https://setemargens.com/pequenos-passos-para-despertar-consciencias-contra-a-black-friday/

Sair da versão mobile