Black Friday: IPI: entenda como a redução do imposto pode beneficiar Magalu, Via e Natura…

Pontos-chave

  • A Magalu, Via e Natura devem ser as maiores favorecidas pelo corte do IPI;
  • Ainda existem empresas que podem ser negativamente afetadas pela medida;
  • A medida do governo estabelece dois percentuais de redução do IPI.

Na última sexta-feira (25), o governo federal anunciou a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para a maioria dos produtos. A alíquota foi diminuída entre 18,5% a 25%. Entenda como essa redução do imposto pode beneficiar Magalu, Via e Natura, segundo análise da XP Investimentos.

IPI: entenda como a redução do imposto pode beneficiar Magalu, Via e Natura (Imagem: Montagem/FDR)

Conforme o presidente Jair Bolsonaro, a medida busca incentivar a indústria e comércio local, reaquecer a economia e gerar empregos. Segundo o ministro da Economia, Paulo Guedes, essa redução deve ser somente o início de um processo gradual de corte desse imposto.

Varejistas devem se beneficiar da redução do IPI

Os analistas da XP mapearam a aplicação do IPI para os principais produtos que afetam as ações de cobertura da corretora. Segundo levantamento, os impostos aplicados em linha branca e eletrônicos variavam de 5% a 35%, e em cosméticos de 0% a 42%.

Os analistas da XP ainda ressaltam que grande parte dos produtos finais dos setores de alimentos, medicamentos, vestuário e calçados não pagavam IPI. Apesar disso, estes setores podem ser favorecidos porque algumas matérias-primas arcam com o imposto.

A corretora destaca o posicionamento do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Foi dito que a redução é muito positiva — e deve contribuir a arrefecer a inflação (pois 23% do IPCA é atrelado a produtos industriais), além de fomentar…


Continue lendo em https://fdr.com.br/2022/03/04/ipi-entenda-como-reducao-do-imposto-pode-beneficiar-magalu-via-e-natura/

Black Friday Brasil