Ícone do site Black Friday 2023

Black Friday: Dia dos Solteiros: O que é a data chinesa de promoções que chega ao Brasil no ‘esquenta’ da Black Friday…

RIO — Em meio à disputa do e-commerce entre as varejistas brasileiras e as gigantes asiáticas, uma nova data comercial ganha força a cada ano: o Dia dos Solteiros, celebrado nesta quinta-feira na China. Ainda que o evento seja mais voltado para o e-commerce e os jovens, especialistas veem espaço para abocanhar novos mercados. E, para não deixar a mercadoria encalhar, descontos não bastam: as varejistas recorrem a campanhas com celebridades, cashback, frete grátis e lives.

Promoção: Intenção de compras na Black Friday aumenta 29% em 2021, aponta pesquisa do Facebook

Conhecido como 11.11 ou Double Eleven (duplo onze), a data, que já existia na China, foi popularizada pela gigante do varejo chinês Alibaba.

Lá, se tornou tão forte que, no ano passado, o faturamento global chegou a US$ 74 bilhões (R$ 406 milhões), “mais de oito vezes tudo que todos os e-commerces venderam na Black Friday”, diz Felipe Zmoginski, chefe de comunicação do AliExpress.

No Brasil, apesar de o consumidor ser seduzido pelas ofertas, o nome não pegou.

Mais rápido:Amazon vai abrir centros de distribuição no Rio e no Ceará para agilizar entregas na Black Friday e no Natal

— No Brasil, as pessoas, em geral, não têm orgulho de serem solteiras, é um país relacional. Mas isso pode ser ressignificado. Trazer essa cultura oriental ainda é muito recente, estamos começando a experimentar o marketplace chinês, então, as marcas estão trazendo uma nova data comercial com outro nome — explica a professora de pesquisa e comportamento do consumidor da ESPM Rio, Karine Karam.

Reforço na logística

De fato, exceto pela AliExpress, do Alibaba, as outras marcas não atrelam suas promoções ao dia. Chamam de “esquenta”, remetendo à Black Friday, que este ano será no próximo dia 26.


Continue lendo em https://oglobo.globo.com/economia/negocios/dia-dos-solteiros-que-a-data-chinesa-de-promocoes-que-chega-ao-brasil-no-esquenta-da-black-friday-25272580

Sair da versão mobile