Black Friday: Curiosidades sobre cartão de crédito nas compras pela Internet

Hoje em dia o cartão de crédito é o meio de pagamento de compras mais utilizado na Internet, chega a mais de 70% das transações.  Isso por conta da facilidade de usa-lo: você recebe na hora a aprovação  e não necessita esperar a compensação de bancos ou contar dias úteis e ainda é possível parcelar.

Mesmo sendo um meio tão conhecido e utilizado, ainda esconde alguns segredos. Tom Canabarro, cofundador da Konduto, empresa especializada em segurança e comportamento de compra na internet, revela alguns deles:

1. O seu nome não conta

Na hora do cadastro os sites pedem para preencher o nome, correto? Então, essa informação não vale nada e não é conferida.

“Já vi diversas vezes compras cujo portador do cartão era o Chuck Norris ou o Luke Skywalker e o pagamento foi aprovado”, diz Canabarro. “Não recomendo que alguém faça isso, pois, se por ventura a loja fizer essa validação, seu pedido ficará parado na fila de análise e o produto pode não ser enviado”.

2. O seu CPF também não conta

Assim como o nome, o CPF digitado no checkout não é usado para identificação do dono do cartão. O uso dele na verdade é mais para emissão Nota Fiscal e análise de  risco, capazes de determinar a quem aquele CPF pertence. Mas nenhuma análise é capaz de garantir que um cartão pertence a um CPF. Apenas os bancos emissores do cartão sabem a quem ele pertence, mas por diversas razões – como custo, complexidade, segurança – esta informação não pode ser consultada.

3. O seu endereço de fatura vale um pouquinho

Finalmente, algo que é validado! Ou quase valido. Existe um sistema chamado AVS  (Address Verification System, ou Sistema de Verificação de Endereço) capaz de conferir se o endereço de fatura digitado no site bate com aquele cadastrado no banco. Nos EUA esse sistema funciona muito bem e é por isso que qualquer site americano pede essa informação. No Brasil, porém, as coisas não são tão fáceis.

“O principal problema é validar as diferentes formas como abreviamos os nomes de ruas e avenidas. Por exemplo, você informa o site que mora na Av. Nossa Senhora de Copacabana, mas no registro do banco está Avenida N. S. de Copacabana. Pronto, o sistema já não vai entender que se trata do mesmo endereço. Quando detalhes de complementos (Casa 2, Bloco C, Apto 33) são fornecidos, a comparação fica ainda mais difícil. Por isso, apesar de termos AVS no…

Black Friday Brasil