Black Friday: Black Friday pra quem?

ID-100206936Este é o quinto ano que o Brasil adota este dia de vendas com grandes descontos, tradicional nos EUA. Passado de quase insípido para um momento de total descrédito, este ano parece que as empresas se prepararam para fazer o consumidor feliz.

No ano passado, principalmente, apesar de algumas lojas terem vociferado aos 4 ventos que fariam o Black Friday com descontos incríveis, a maioria das pessoas não conseguiu comprar . Os motivos? Falta de acesso a sites, estoques limitados e descontos irreais!

Foi um Deus nos acuda e a falta de credibilidade tornou este dia realmente negro para muitas empresas, foi tão grande o descontentamento que foi apelidado de “Black Fraude onde os produtos custam a metade do dobro”.

Este ano, além do aumento do número de empresas participantes, muitas prometem descontos ainda maiores ou mais oportunidades.

De imobiliárias/construtoras, spas, lojas de calçados, roupas, acessórios, lojas de departamentos, operadoras de tv a cabo e de celulares até venda de dólares, várias organizações aderiram ao Black Friday Tupiniquim versão 2014.

Parece apenas um grande evento de desconto, mas na verdade para o marketing é necessário muito planejamento, corretas estratégias, recursos tecnológicos apropriados, ofertas, cumprimento dos prazos de entrega e um eficaz e excelente backstage. Claro que vender mais é o grande objetivo desta data, mas não é só pela cópia americanizada, é a necessidade de antecipar as compras de Natal, estas sim com previsões negras para este ano. Este foi um dos motivos que o Black Friday se estendeu por uma semana e não será apenas um dia, esta última sexta-feira do mês.

Porém após o aprendizado das versões passadas, o que esperamos como consumidores é que tudo corra bem, que os preços tenham descontos reais e verdadeiros, que o acesso online seja rápido e eficiente, que as compras cheguem antes do Natal de 2015 e caso necessário a empresa disponibilize o SAC 24 horas a favor do cliente!

O e-commerce representa hoje uma grande fatia do mercado de compras em todo mundo e acredito que a tendência é crescer cada vez mais. Daí a importância não apenas para um dia ou semana de ofertas, mas uma contínua e persistente preocupação com os canais online de comunicação das empresas, que volto a insistir, continuam péssimos. Não é apenas uma questão tecnológica é uma questão de pensar no seu público-alvo e cliente em primeiro lugar. O básico!

Por incrível que pareça haverá vigilância do evento. Algumas empresas como UOL, Reclame Aqui e outras estarão atentas e acompanharão os resultados da promoção. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico criou um selo para atestar àquelas que realmente não engabelam o consumidor. Seria necessário tudo isto em um país sério?

Em 2013, conforme pesquisa do site Reclame Aqui 46% das reclamações foram por falta de produtos; 27% maquiagem de preços e 21% lentidão ou dificuldade de acessar o site das empresas….lamentável não acham? Mas a boa notícia é que as reclamações caíram 70% em comparação com a edição anterior, conforme Pedro Eugênio Toledo CEO da LeadMedia e “criador” do Black Friday no Brasil.

Resta-nos acompanhar as notícias e verificar se as empresas cumprirão com o prometido, respeitarão o consumidor, atenderão suas demandas e se eles ficarão satisfeitos.

Espero que se a promoção for negra, que seja pela origem da expressão que significa, simploriamente, vender muito!

Caso contrário corre-se o risco desta ação deixar de existir tão rápido como uma sexta-feira.

 

Reflita: “O que pode ser medido pode ser melhorado.”Peter Drucker

Não deixe de ler:

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/25/da-pra-confiar-na-black-friday-no-brasil-apelidada-de-black-fraude.htm

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/25/de-onde-vem-o-nome-black-friday-veja-10-curiosidades-sobre-a-data.htm

http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2014/11/19/uol-vai-comparar-precos-para-mostrar-se-descontos-da-black-friday-sao-reais.htm

http://blog.reclameaqui.com.br/categoria/black-friday-brasil-2013/8

http://www.reclameaqui.com.br/blackfriday/

http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/11/1553101-selo-anti-fraude-da-black-friday-tem-mais-de-500-lojas-inscritas.shtml

http://www.precifica.com.br/precifica-entrevista-pedro-eugenio-toledo-criador-do-black-friday-no-brasil/

Image courtesy of Stuart Miles at FreeDigitalPhotos.net

Fonte: https://comunicaeblog.wordpress.com/2014/11/28/black-friday-pra-quem/

Redação Black Friday