Black Friday: Black Friday no Brasil: conheça curiosidades e fatos…

Famosa nos Estados Unidos, a Black Friday (BF) já se consolidou no Brasil como uma das melhores épocas do ano para se encontrar os maiores descontos. Todo mundo que quer economizar acaba aguardando o mês de novembro para fazer suas compras. Diversos segmentos entram em promoção. Dá para encontrar roupas, sapatos, maquiagem, livros, eletrodomésticos, passagens aéreas, diárias em hotéis e, principalmente, imóveis com preços bem menores. A Black Friday no Brasil já ganhou tanto espaço que acaba indo além da tradicional sexta-feira. Muitas empresas aproveitam o mês inteiro de novembro para dar descontos.

Mas por que o nome Black Friday? Como surgiu essa época do ano tão esperada pelo varejo e pelo público? Por que comprar durante a Black Friday? A história da BF, mistura feriado religioso, trânsito e polícia. Conheça mais!

O que é a Black Friday?

Tudo começa no feriado de Ação de Graças celebrado tradicionalmente pelos americanos. Ele acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro. Na década de 1960, no dia seguinte, as ruas ficavam cheias de carros e pedestres. Naquela época, a polícia da Filadélfia começou a chamar esse dia de Black Friday por conta dos congestionamentos. Os comerciantes da época perceberam uma oportunidade para oferecer produtos com descontos para essa multidão e, assim, sair do vermelho. Antigamente o comércio usava a caneta com cor vermelha para destacar prejuízo e a preta para destacar lucro.

As lojas da época começaram então a dar outra conotação para a Black Friday, que se popularizou como a data de início das compras para o Natal. Mesmo se espalhando na década de 1960, a sexta-feira dos descontos ganhou força no final dos anos 1970 e começo dos 1980. O termo também apareceu em outros momentos da história dos Estados Unidos, mas sem relação com o comércio, como em uma…


Continue lendo em https://vivablog.vivareal.com.br/dinheiro/economizar/black-friday-no-brasil/

Black Friday Brasil