Black Friday: 6 alimentos mortais se não forem preparados corretamente…

Uma dieta equilibrada e feita com bons alimentos é importante, mas também é preciso estarmos atentos à forma como preparamos e manipulamos estes itens. Existem produtos que se forem mal preparados podem se tornar mortais para o ser humano.

Há diferentes razões para esse risco, como falta de limpeza dos itens com origem do campo, que podem vir com agrotóxicos em suas camadas superficiais. Contudo, há também alguns tipos de comidas, como peixes, que contêm substâncias que são naturalmente tóxicas ao nosso organismo.

É importante não criar pânico, mas estar atento às melhores práticas de manipulação dos alimentos, evitando qualquer acidente fatal. Conheça seis alimentos que se não forem bem preparados podem ser mortais.

1. Sabugueiro

(Fonte: Wikimedia Commons)

Um das plantas medicinais mais utilizadas no mundo, o sabugueiro é muito comum em regiões da Europa e do norte da África. Contudo, apesar de seu potencial curativo, é muito importante estar atento aos riscos que a planta também pode trazer à saúde.

Sem o devido cuidado, a casca, o fruto e as sementes do sabugueiro contêm lectina em pequenas quantidades, substância que pode causar sérios problemas estomacais.

Outro risco são os glicosídeos cianogênicos contidos no sabugueiro, que podem liberar cianeto no corpo, um poderoso veneno, cujas doses, apesar de não serem superiores a 3% da quantidade fatal, pode trazer problemas como náuseas e diarreia.

2. Batata

(Fonte: Wikimedia Commons)

Quem não é fã de batata frita? Ou purê de batata? Ou sopa de batata? Pratos com este ingrediente são abundantes e nosso continente é rei neste assunto. Porém, o cuidado com sua manipulação é fundamental, como não consumi-la antes que esteja madura.

Sua folha, caule e broto contém glicoalcalóides, que podem causar diarreia, cãibras…


Continue lendo em https://www.megacurioso.com.br/educacao/122504-6-alimentos-mortais-se-nao-forem-preparados-corretamente.htm

Black Friday Brasil